Autoficção na narrativa cinematográfica: meio século entre
Por um escritor misterioso
Descrição
Ficcionalizar-se no cinema contemporâneo. A ambígua fusão das histórias pessoais do autor com personagens inventados da ficção transportou o realizador para o centro da narrativa fílmica. Se no cinema hegemônico tradicional a figura do diretor se firmou ao orquestrar o filme na perspectiva de uma “função”, como a do autor que possui controle sobre a obra, depois das crises de autoria e da chegada do cinema de dispositivo esta operação se ressignificou. O diretor passou também a diretor-personagem, num “cinema do eu” cuja intimidade está disponível para o público. Imerso na cultura midiática, esse novo autor adotou formas de narrar que se aproximam do que a teoria literária contemporânea chama de autoficção. Para isso forjou estratégias que fogem à dicotomia verdadeiro e falso, abandonando pressupostos verossímeis e verazes da autobiografia, antes utilizada para classificar o “cinema do eu”.
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SEMINÃ RIO DE ESTUDOS LITERÃ RIOS - UNESP-Assis
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Ler BD: 2012
Literatura: Cansados do eu? A autoficção mostra sinais de fadiga
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ESCRITAS DE SI
Autoficcao Na Narrativa Cinematografica Meio Seculo Entre Truffaut
OA : para o público : agenda, notícias e imprensa
Narrativa Cinematográfica: Contando histórias com imagens em
Revista Eletrônica do Vestibular
FLIMA 2023 - Programação, 14 de outubro
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